Foto: Tiago Correa / CMM. |
Por Alessandro Pereira
O vereador Waldemir José (PT) anunciou durante a sessão plenária, desta quarta-feira (14), que pedirá uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a relação entre as empresas de transporte coletivo e o Sindicato dos Rodoviários do Amazonas.
A suspeita é de que demissões em massa no transporte coletivo de Manaus sejam feitas de comum acordo com o sindicato e as empresas. A denúncia surgiu durante audiência pública realizada na última terça-feira (13), na Câmara Municipal de Manaus.
De acordo com o parlamentar, as empresas não estariam repassando o recolhimento dos direitos trabalhistas, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ficando com esse dinheiro.
Para que não sejam obrigados a prestarem contas, as empresas estariam demitindo os trabalhadores por justa causa, sem reação do sindicato. Waldemir disse ainda, que funcionários que fazem oposição a atual diretoria do representante da categoria e até mesmo da prefeitura, estariam sendo demitidos.
Para o petista, apenas a CPI poderá esclarecer essa relação entre as empresas de ônibus e o sindicato que representa a categoria.
*Com informações da assessoria
Postar um comentário